Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quarta-feira, 31 de maio de 2017 às 20:40

Críticas do secretário Carlos Lula a Saúde de Timon ainda causa repercussão

Informações colhidas pelo Blog do Eduardo Rego dão conta de que a repercussão das críticas feitas pelo secretário de Saúde do Maranhão, advogado Carlos Lula a rede de Saúde de Timon podem trazer alguns resultados com ganhos para os usuários do sistema municipal.

Consta ainda que foram repassadas informações ao secretário Carlos Lula sobre o setor através de relatórios, áudios e vídeos, fora isso ele viu in loco como estão as principais unidades de Saúde que pertence ao município e a parte de responsabilidade do estado. Isso fez reabrir as discussões em torno do arredamento ou compra do Hospital Vitória.

Segundo relatos de um especialista no setor ouvido por este blogueiro, um fato marcante na área da Saúde foi que a partir dessas discussões o timonense também tomou conhecimento de como anda o atendimento no Hospital Macrorregional de Caxias. “Timon mesmo tendo uma das maiores população da região teve menos pacientes operado no Hospital Macrorregional de Caxias do que Parnarama e Matões. E olhe que Timon tem três listas de pacientes à espera de uma cirurgia”, alertou o especialista.

Prefeito faz enquete para decidir se faz festa de São João ou compra ambulância

Uma enquete para saber se a população de São Bento, no Sertão da Paraíba, prefere a realização de uma festa de São João ou a compra de uma ambulância está sendo realizada no site oficial da prefeitura da cidade. Até as 12h30 desta quarta-feira (31), o placar estava pendendo para a realização da festa, com 417 votos, enquanto outros 412 votos eram para a compra da ambulância.

A enquete com a pergunta “O prefeito quer saber: com relação ao ‘Arraiá Balança a Rede’, o que você prefere?” e os votantes podem escolher uma das duas opções ou votar ‘não sabe/não opinou’. De acordo com o próprio prefeito da cidade, Jarques Lúcio (DEM), a consulta online vai seguir aberta até o sábado (3).

O prefeito diz que tem R$ 100 mil disponíveis, mas a aplicação depende da vontade da população. O valor é referente ao custo de três dias de festas, mas também seria suficiente para comprar o equipamento. O valor também permitiria a compra de três veículos para atuar no transporte de pacientes de hemodiálise e fisioterapia.

“Tem havido muita discussão, então achei essa uma forma interessante de delegar à população a decisão final sobre o assunto”, ressaltou o gestor. Para ele, só vale gastar o valor na festa se for com a concordância da população, já que a prefeitura só conta com recursos próprios para isso. “É uma forma democrática de decidir e poderemos utilizá-la mais vezes no futuro”, avalia.

Timon: Vereador Uilma Resende representa vereadores do Maranhão durante encontro

O maior evento que reuniu legisladores municipais do Maranhão aconteceu nesta terça-feira (30) em São Luís visando estreitar laços com o governo do estado, o Encontro com Vereadores e Vereadoras com o tema 'Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental". Promovido pelo próprio governo do Maranhão e a Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), na programação teve stands com exposições, apresentações de casos de sucesso e debates sobre programas e ações desenvolvidos nos municípios. 

Entre vários assuntos abordados estava a gestão ambiental, de recursos hídricos e informações sobre prestação de contas nos municípios.

Caravanas de vereadores e vereadoras de várias cidades do Maranhão se dirigiram a São Luís para participar desse grande evento, e entre estes estavam vários parlamentares de Timon. A organização do evento escolheu o presidente da Câmara de Timon, vereador Uilma Resende (PDT) para representar os vereadores do Maranhão.

“Participei do Encontro de Vereadores e Vereadoras do Maranhão, em São Luís, onde orgulhosamente representei mais de 1200 vereadores dos 217 municípios maranhenses. Na ocasião, ressaltei a importância do diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. Fiz questão de reforçar a necessidade da valorização da classe de vereadores, que conhecem de fato a realidade e as dificuldades de seus municípios”, comemorou o presidente Uilma Resende.

Uilma Resende parabenizou os organizadores de um dos maiores eventos na história do estado que reuniu os legisladores municipais. “Parabéns ao governador Flávio Dino, à FAMEM e a todos os organizadores do evento pela iniciativa”, disse.

Maranhão é o segundo no ranking de lixões no Brasil

Levantamento é nacional, e estado só perde para a Bahia em número de unidades de destinação inadequada de resíduos
Lixões ocupam espaços em terrenos não usados na Ilha (Foto:Flora Dolores/O ESTADO)
O Maranhão é hoje o segundo estado com maior número de lixões, conforme levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A associação fez o ranking nacional sobre o número de lixões e vazadouros ainda em operação no país. O estudo mostra que ainda existem em operação 2.976 unidades de destinação inadequada de resíduos em todos os estados do Brasil.

O Maranhão, segundo o estudo, tem 250 lixões em operação, responsáveis por receber quase 3 mil toneladas de resíduos, seguido de Minas Gerais, que ainda conta com 246 locais inadequados para destinação de resíduos.

A Bahia é o estado brasileiro que apresenta o maior número de unidades, com 359 vazadouros a céu aberto, que recebem 8 mil toneladas de resíduos/dia.

Em todo o país, essas unidades irregulares recebem quase 30 milhões de toneladas por ano, o equivalente a mais de 40% dos resíduos coletados. Esse volume de resíduos em locais inadequados impacta a vida de cerca de 77 milhões de pessoas, cuja saúde é exposta aos malefícios dos lixões e aterros controlados, além da degradação causada ao meio ambiente.

“Constatamos que ainda existem lixões funcionando em todos os estados, mostrando a falta de controle dessa prática, que, apesar de proibida desde 1981, continua institucionalizada no país. Esses locais são responsáveis pela poluição do solo, do ar e das águas, constituindo­-se na maior fonte de poluição contínua, que contamina a fauna, a flora, os alimentos e a vida de milhares de pessoas, com substâncias tóxicas e cancerígenas”, afirma o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

Segundo o Panorama da ABRELPE, 3.334 municípios ainda fazem uso de unidades inadequadas para destinação de seus resíduos, o equivalente a 60% das cidades brasileiras, que não conseguiram reunir condições para acabar com essa prática inadequada.

Além de todos os impactos negativos, a manutenção destas unidades traz um custo adicional de R$ 1,5 bilhão por ano para os sistemas de saúde, que acaba sendo onerado pelo tratamento das diversas doenças causadas pela má gestão de resíduos.

Evolução

De acordo com os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2015, publicado pela Abrelpe, a partir de 2010 o país vinha observando uma evolução na destinação adequada de resíduos sólidos, com um menor número de municípios fazendo uso de unidades irregulares a cada ano, apesar de não ter sido possível cumprir a meta de encerrar os lixões até 2014, como disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos ­ Lei Federal n. 12.305/2010.

"Nos últimos dois anos, o cenário começou a regredir. Municípios que já tinham adotado práticas legais voltaram a cometer crimes ambientais com a retomada do uso de lixões e vazadouros irregulares, muito em nome da economia de recursos", constata Silva Filho.

O volume de lixo destinado a locais inadequados cresceu 5,3% nos últimos dois anos, atingindo cerca de 82.119 t/dia, o que equivale a um estádio do Maracanã repleto de resíduos despejados no meio ambiente a cada dia, que acabam contaminando o solo, rios e mares, animais, plantações e trazendo um problema de grandes proporções.

"Os números mostram que o cenário atual é bastante delicado e preocupante, mas a situação pode ficar ainda pior, pois a crise econômica tem afetado diretamente as finanças municipais e é um dos fatores para o retrocesso constatado nos últimos anos", comenta o diretor presidente da Abrelpe.

Além de impactar o meio ambiente e a saúde, a má gestão de resíduos traz efeitos negativos também à economia. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a falta de ação para aprimorar a gestão de resíduos custa aos países de 5 a 10 vezes mais do que os investimentos demandados para resolver a situação.

"Os recursos para custear os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos ainda são muito escassos. Os orçamentos dos municípios não conseguem mais suportar sequer as despesas básicas. Esse é um assunto emergencial e, caso não seja resolvido rapidamente, colocará todo o sistema de limpeza urbana em colapso. Como qualquer outro serviço público, a limpeza urbana precisa ser remunerada diretamente pelos usuários, o que traz justiça social, justiça tributária e alivia a economia das cidades, que passarão a ter condições de prestar mais serviços e com mais qualidade", finaliza Carlos Silva Filho, ressaltando a necessidade de ser estabelecido um sistema de remuneração para os serviços de limpeza urbana, de forma a resolver os problemas atuais e cumprir as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estado    Lixões e Aterros        Ton/dia      Destinação inadequada   Pop. afetada

MA                 250                  2.939                67.70%                 2.974.696 

(Fonte: O Estado)

terça-feira, 30 de maio de 2017 às 19:30

Eleições diretas x A lógica da Constituição

Por Roberto Rocha

O que diz a Constituição Federal no caso de dupla vacância na Presidência da República a partir da segunda metade do mandato? O art. 81, § 1º diz que “Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei”. Pode-se mudar a Constituição Federal? Claro que sim!

Pois bem. Somente no processo legislativo, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) leva, no mínimo, 100 dias até sua promulgação pelo Congresso Nacional. Na mais otimista das hipóteses, no entanto, a promulgação ocorreria apenas entre setembro e outubro deste ano.

Quantos outros dias seriam necessários para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizar o processo eleitoral, incluindo a mobilização dos recursos humanos, físicos e financeiros imprescindíveis? Pelo menos, outros 100 dias.

Pronto!! Nessa hipótese, chegamos ao final do ano e início do ano eleitoral. Como fazer duas eleições presidenciais no mesmo ano? O país tem condições econômicas e sociais de suportar esse custo?

Imagine um presidente eleito, já em ano eleitoral, para um mandato de apenas um ano. Como montar um ministério, conquistar a confiança das forças econômicas e ainda atuar perante um Congresso que estará sendo renovado?

A razão pela qual o artigo 81 da nossa CF estabelece o instituto das eleições indiretas não é outra; senão, suavizar a travessia até novas eleições. Hoje, os únicos políticos que despertam paixões e preferências parecem situar-se nos extremos. A guinada aos extremos não nos surpreende, se considerarmos a incapacidade do centro de encarar e dialogar com a realidade dos fatos.

Padecemos, ao que tudo indica, da síndrome da avestruz. E, para livrarmo-nos desse mal, temos de ter em mente que a realidade virtual, na qual estamos imersos, é apenas uma parte da política. Portanto, antes de embarcarmos no populismo barato, temos de avaliar melhor os riscos dessa opção sair muito caro para o país.

A verdade é que muitos estão dialogando apenas com as redes sociais, buscando curtir, comentar e compartilhar. Mas a política real não se reduz ao ambiente virtual! O país precisa de instituições sólidas, de valores permanentes, de segurança jurídica e de um duradouro pacto de governabilidade. A experiência institucional é o nosso maior trunfo para, com sabedoria, prudência e respeito às leis conduzir o país ao rumo que todos os brasileiros querem e merecem.

*Roberto Rocha é  senador pelo PSB do Maranhão e está em seu primeiro mandato no Senado

(Congresso em foco)

Timon: Audiência pública apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017

Câmara Municipal de Timon - Plenário Deputado José Ribamar Elouf
Foi realizada na manhã desta terça-feira (30) a audiência pública para avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre deste ano. O encontro foi no plenário da Câmara Municipal, dirigido pelo secretário municipal de administração e executivo de finanças de Timon, Raimundo Alves Lima. 

A audiência foi conduzida pela Comissão de Orçamento, planejamento e obras composta pelos vereadores Ivan Saborear, Felipe Andrade e Leandro Belo.

No encontro foram apresentadas as metas ficais do primeiro quadrimestre de 2017. Segundo o secretário de administração, informações repassadas foram as mais importantes, entre elas: um superávit orçamentário de 17 milhões de reais, a expectativa para as metas ficais que era de 4 milhões de reais negativos e foi conquistada uma meta de 12 milhões de reais.

“Isso é muito bom para o equilíbrio das contas públicas. Com este equilíbrio das contas o Prefeito pode fazer mais investimento em saúde em educação e em serviços públicos em geral”, comentou o secretário de administração e executivo de finanças de Timon

De acordo com dados expostos na audiência, o município de Timon hoje é considerado com administrável, mesmo apresentando ainda receita própria insignificante e as transferências constitucionais em queda.

Para o Presidente da Comissão de Orçamento, planejamento e Obras o encontro oficial foi positivo e tirou todas as dúvidas dos parlamentares.

“A audiência transcorreu normalmente, o secretário explanou todas as questões orçamentárias, os vereadores tiveram todas as dúvidas sanadas e a sociedade civil participou de todo o processo realizado. Vimos que o município vem se adequando para trabalhamos sempre para melhorar os serviços oferecidos a população”, finalizou o presidente da comissão.

(Assecom/CMT)

TRE inicia julgamento de ações que podem levar a cassação de prefeitos no MA

Existem na Justiça Eleitoral do Maranhão 198 processos que podem mudar o resultado das eleições municipais de 2016; na pauta desta terça-feira, 30, estão sete ações com pedido de cassação de diploma de prefeitos eleitos
O Estado - A Corte Eleitoral do Maranhão inicia nesta terça-­feira, 30, julgamento de ações que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos em 2016. Na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão sete dos 198 processos que podem mudar o pleito de outubro do ano passado.

Na pauta recursos com pedido de cassação dos prefeitos eleitos em Carolina, São João Batista, Parnarama e Sambaíba. De Carolina existem três processos sendo dois oriundos de ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pedindo cassação do diploma do prefeito eleito, Erivelton Teixeira (SD).

Entre as acusações contra o gestor feito pela coligação União é Força está a de que Erivelton como proprietário de clínica médica fez promessas de disponibilizar gratuitamente exames médicos para eleitores.

O juiz de Carolina Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz julgou improcedente a ação contra o prefeito eleito de Carolina o que fez com que a coligação recorresse ao TRE.

Em Sambaíba, o PSDB e a coligação Unidos somos mais fortes recorreram contra decisão de juiz de base que não convocou nova eleição no município já que o candidato mais votado, João Dantas do PSDB teve os votos anulados devido ao indeferimento do seu pedido de registro de candidatura.

Os tucanos alegam que como Dantas (2.372) teve mais votos que Santana Filho (PSD), que obteve 2.317, em Sambaíba deveria ter sido convocada nova eleição. A Corte Eleitoral decidirá se deve ou não haver novo pleito.

Em Parnarama, o segundo colocado, David Pereira (SD), entrou com recurso contra decisão do juiz de base que negou provimento ao Recurso Contra Expedição de Diploma contra o prefeito eleito Raimundo Silveira (PROS).

David alega que Silveira está inelegível devido a uma condenação por improbidade administrativa. Na Justiça Eleitoral do Maranhão existem 198 ações que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos.

O Estado mostrou que a meta do TRE é julgar todos esses processos até o fim de 2017. A maioria ainda tramita na justiça de primeiro grau. Para o julgamento na base, a meta do tribunal é que ocorra até o fim do mês de junho.

São Luís

Também está na pauta do TRE desta terça, a ação do deputada federal Eliziane Gama (PPS) contra o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A ação da então candidata à Prefeitura de São Luís é por uso da propaganda oficial da prefeitura para promoção pessoal do pedetista.

Essa é a segunda ação de Gama contra Edivaldo que data da época da campanha eleitoral. A primeira foi julgada no início de maio pela Corte Eleitoral. Os juízes decidiram pela improcedência da acusação contra Edivaldo Júnior de que o contrato feito entre a Prefeitura e o Isec foi de uso eleitoreiro.

Saúde: MP quer saber como anda o funcionamento da Ceasa e do Ceo em Timon

"Possíveis perigos às condições de saúde": Ceasa e o Ceo de Timon na mira do MP
Blog do Ludwig - Através das portarias 06/2017 e 07/2017 o promotor de Justiça de Timon, Antonio Borges Nunes Júnior instaurou dois procedimentos administrativos voltados a fiscalizar as condições de salubridade e higiênicas na Ceasa e as reais condições de funcionamento do Centro de Especialidades Odontológica (Ceo), respectivamente.

Essas informações chegaram ao conhecimento do Ministério Público (MP), através de relatórios de visitas feito presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Cultura da Câmara de Timon, vereador Luis Firmino de Sousa Neto, o Dr. Tuá.

Ceasa: "permissionários possivelmente acometidos de Hanseníase"

No caso do Procedimento Administrativo instaurado pela Portaria nº 06/2017 que tratar das condições da Ceasa de Timon diz que, “Considerando o inteiro teor do Ofício nº 21/2017, devidamente acompanhado de Relatório de Visita realizado no mercado da CEASA de Timon, na data de 02 de abril de 2017, da lavra do Vereador Luis Firmino de Sousa Neto, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Cultura, informando acerca da precariedade de barracas de permissionários da CEASA de Timon, permissionários possivelmente acometidos de Hanseníase, a inexistência de áreas padronizadas para a venda de verduras, roupas, alimentos, a falta de acomodação do lixo produzido por permissionários ou usuários, dentre outras denúncias sobre a insalubridade do local;”.

"RESOLVE instaurar o presente PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, com o objetivo de acompanhar possíveis perigos às condições de saúde e higiênicas da comunidade e permissionários que frequentam e trabalham na CEASA de Timon/MA”, diz outro trecho da portaria.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, direção do mercado do CEASA e a Vigilância Sanitária terão que se manifestar acerca desse caso ao Ministério Público.

Ceo: "contaminação pela radiação dos equipamentos"

Sobre o Procedimento Administrativo do MP da Portaria nº 07/2017 assinado também pelo promotor Antonio Borges Nunes Júnior que tratar sobre as condições de funcionamento do Centro de Especialidades Odontológico (CEO), informa que "Considerando o inteiro teor do Ofício nº 21/2017, devidamente acompanhado de Relatório de Visita realizado no Centro de Especialidades Odontológica - CEO de Timon, na data de 10 de abril de 2017, da lavra do Vereador Luis Firmino de Sousa Neto, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Cultura, informando acerca da inexistência de equipamentos de proteção individual - EPI para os servidores do CEO de Timon/MA, tais como coletes de chumbo, ao passo em que o colete fornecido aos usuários que ali buscam atendimento encontra-se em péssimas condições de uso, não oferecendo proteção alguma, além do risco de contaminação pela radiação dos equipamentos constantes no CEO, posto que não existem baritas nas paredes do aludido prédio, colocando tanto funcionários quanto usuários sob o risco de serem contaminados por radiação;”.

Por conta dessa informações o MP “RESOLVE instaurar o presente PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, com o objetivo de acompanhar possíveis perigos às condições de saúde dos usuários e funcionários do Centro de Especialidades Odontológica - CEO de Timon/MA”.

O MP solicitou a manifestação sobre esse relatório de visita feito pelo vereador Tuá à Secretaria Municipal de Saúde de Timon, Vigilância Sanitária e a direção do CEO.

FPM: terceiro decêndio de maio será de R$ 1,79 bilhão

Gestores municipais recebem nesta terça-feira, 30 de maio, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês de maio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o repasse será de R$ 1.791.398.105,36, já descontada a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 2.239.247.631,70.

Comparado ao mesmo período de 2016, houve uma redução de 7,07% em termos reais, ou seja, considerada a inflação. Em termos nominais, a redução é menor, de 4,03%. Fechado este mês, a soma dos decêndios chegou a R$ 8,363 bilhões frente aos R$ 8,532 bilhões do mesmo período de 2016.

De janeiro a maio de 2017, o somatório do valor total bruto repassado foi de R$ 39,241 bilhões – valor 8,71% maior do que o repassado no mesmo período de 2016. No entanto, considerando-se a inflação no período, o crescimento do repasse dos primeiros cinco meses de 2017 em relação aos primeiros 5 meses de 2016 foi de apenas 4,16%, como pode ser visto na tabela abaixo.

Estimativas

A CNM prevê, para o mês de junho, um repasse 12% menor que o deste mês. No entanto, a expectativa é de um crescimento de 4,8% em comparação ao repasse de junho do ano passado. Para o mês de julho, é esperada uma queda de 20% em relação a junho, mas um crescimento de 12% em relação a julho do ano passado. Destaca-se que essas previsões não consideram os efeitos da inflação.

Veja aqui os valores por Estado

(Com informações da CNM)

segunda-feira, 29 de maio de 2017 às 18:30

Aconteceu... Virou Notícia!


"Abandonado"

O ministro do STF Edson Fachin afirma ter sido abandonado pelos colegas do tribunal e reclama da solidão. Diz que o silêncio da Corte em relação a seu trabalho é “ensurdecedor” (EXPRESSO/ÉPOCA)

Solução comunista

Enquanto dois senadores petistas defendiam ‘diretas já’ em Teresina, o governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, dizia ao jornal El País que caberia uma articulação entre Lula e Fernando Henrique Cardoso para a escolha indireta dos novos presidente e vice-presidente da República. (Coluna/Arimateia Azevedo)

Que país é este?

O delator Ricardo Saud, lobista do grupo J&F, considera a possibilidade de disputar uma eleição. Filiou-se ao Solidariedade, partido do deputado federal Paulinho da Força (SP), em abril do ano passado. Conhecido como Ricardinho, ele sonha em ser prefeito de Uberaba, em Minas Gerais. Ricardinho diz ser amigo de Paulinho. (EXPRESSO/ÉPOCA)

Aprova Timon

"O prefeito de Timon, Luciano Leitoa sancionou o Projeto de Lei,  Aprova Timon de autoria do vereador Felipe Andrade (PDT). "No dia 03 de maio de 2017 fiz uso da tribuna para apresentar e fazer defesa do Projeto de Lei, que prontamente foi aprovado pela Câmara, ficando a dependência do Poder Executivo. O que se concretizou hoje, tornando-se a Lei Orgânica Municipal número 2063", comemorou o vereador Felipe Andrade em seu perfil no Facebook. 

Viva Cidadão 

O vereador Leandro Bello (DEM) confirmou na sessão do dia (22) que a partir do mês de julho vai ser instalado o Viva Cidadão em Timon. Ainda segundo o vereador, essa unidade do Viva Cidadão deve ser instalada no Cocais Shopping que também será inaugurado em julho em Timon.

P. Alvorada sem representante

O bairro Parque Alvorada que contava no primeiro mandato do prefeito Luciano Leitoa com dois representantes na Câmara de Timon, os médicos Dr. Itamar Barbosa e Dr. Torquato, na atual legislatura não tem nenhum representante morador do bairro naquela Casa. O médico Dr. Itamar Barbosa não concorreu a reeleição por questões de saúde. Já o médico Dr. Torquato que foi eleito vereador em 2012 na base deputado Alexandre Almeida, aliou-se ao grupo Leitoa nas eleições de 2016 não logrando êxito na sua reeleição. 

Governo não se entende

A secretária de Saúde respondeu a denúncia de que a 12 anos não existe urgência odontológica em Timon feita pelo vereador Dr Tuá na tribuna da Câmara. A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Timon enviou uma Nota ao Blog do Ludwig em resposta as declarações do vereador Tuá dita na tribuna da Câmara e repercutida pelo blog sobre a urgência odontológica no município. (veja)

Pêgo continua no comando

O vereador Anderson Pêgo (PRB) segue pautando as sessões da Câmara de Timon no grande expediente. Mesmo a base governista do prefeito, Luciano Leitoa tentando levar os debates para temas  que agradam o Executivo, não tem sido fácil ignorar as denúncias feitas pelo vereador oposicionista Anderson Pêgo na tribuna. E assim, o vereador segue pautando as sessões da Câmara de Timon. 
                    
Kenedy no Ciretran

O ex-vereador Kenedy Gedeon assumiu de forma oficial na última sexta-feira (19) a 10° Ciretran de Timon. Em conversa com este blogueiro, Kenedy disse que sua ida para direção daquele órgão foi fruto de articulação do suplente de deputado, Rafael Leitoa. Gedeon assumindo um cargo no governo comunista deixa em definitivo o grupo Sarney ao qual sempre jurou fidelidade.

Aluguel do Demip

Ainda ecoa por toda cidade a denúncia feita pelo vereador Ramon Júnior (PP) na tribuna da Câmara de Timon, na sessão da última quarta-feira (24). Ramon Júnior fez uma denúncia sobre o valor do aluguel do novo prédio do Departamento de Iluminação Pública (Demip), assim como a quem pertence o imóvel onde está funcionando o órgão. (reveja aqui)
                    
Caso Lixão de volta

Um famoso e tenebroso caso ainda não explicado sobre um aluguel de um terreno na zona rural de uma cidade cocalense que foi transformado em aterro sanitário deve ter novos capítulos muito breve. Os novos capítulos pode ter como protagonistas autoridades muitos conhecidas naquela cidade.

Terminando o prazo

Um ferrenho e famoso aliado leitoísta revelou toda sua insatisfação com o tratamento que vem recebendo de seu grupo político ao qual sempre demonstrou sua fidelidade e deu seu sangue. "Conversei com a muié forte do governo que me pediu um prazo até o fim de maio, se até lá não resolverem minha situação, deixo para sempre o grupo Leitoa", disse o militante. Quem será?

Timon: Metas fiscais do governo municipal serão apresentada nesta terça-feira

Câmara Municipal de Timon - Plenário Deputado José Ribamar Elouf
Será realizada, nesta terça-feira (30), a partir das 9horas da manhã, na Câmara Municipal de Timon, a audiência pública que tem o objetivo de apresentar e avaliar o cumprimento das metas fiscais da prefeitura, relativas ao primeiro quadrimestre do exercício financeiro de 2017.

A atividade atende à orientação da Lei de Responsabilidade Fiscal em seu artigo 9º, parágrafo 4º que determina a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre das contas do Poder executivo.

Com a avaliação a gestão municipal tem como auferir os resultados dos programas executados pela Prefeitura Municipal de Timon e trabalhar o aperfeiçoamento contínuo das ações e da alocação de recursos no plano e nos orçamentos do município, de modo a melhorar a qualidade do gasto público.

A audiência com o propósito de demonstrar e avaliar as metas fiscais funciona também como instrumento de identificação dos resultados alcançados na implementação dos programas, e serve como base para a elaboração dos balanços de cada secretaria ou órgãos setoriais.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular nas ações da administração municipal, por propiciar ao cidadão a troca de informações com o administrador, bem como o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do devido processo legal. Toda população é convidada a participar da audiência.

(Assecom/CMT)

Humberto Coutinho recebe alta de hospital em Teresina

Presidente da Assembleia Legislativa se recuperou de cirurgia intestinal e deve permanecer em Caxias nas próximas duas semanas
Após 15 dias de internação, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT), recebeu alta do Hospital Unimed em Teresina na manhã desta segunda-feira (29). O deputado estava se recuperando de cirurgia realizada para desobstrução intestinal ocasionada por aderências de cirurgias anteriores.

Por precaução e orientação médica, Humberto Coutinho deverá permanecer em Caxias com seus familiares pelos próximos 15 dias. Segundo o médico José Rodrigues, a recuperação do pós-operatório foi muito boa.

A assessoria de imprensa do parlamentar aproveitou para agradecer as palavras de solidariedade recebidas. “Tanto o presidente Humberto e sua esposa Cleide Coutinho agradecem aos amigos que o visitaram e fizeram correntes de oração desejando o pleno restabelecimento da saúde do deputado”, concluiu.

(O Imparcial)

Eleições 2018: Disputa acirrada para o Senado no Maranhão

Faltando pouco mais de um ano para as convenções que irão definir os candidatos às eleições de 2018, já são sete os pré-candidatos às duas vagas de senador pelo Maranhão. São quatro interessados no grupo da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e três postulantes na órbita do governo Flávio Dino (PCdoB).

E além do diferencial numérico, a lista do grupo roseanista tem como diferencial adicional em relação aos nomes postos pelos aliados do governo comunista a trajetória consolidada de seus pré-candidatos.

A começar pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), os aliados de Roseana interessados na vaga de senador têm também os atuais ocupantes do posto, Edson Lobão e João Alberto (ambos do PMDB), e o também ex-ministro Gastão Vieira (Pros), embora este último se porte hoje como alguém mais independente.

O histórico dos quatro pré-candidatos tem forte peso no tabuleiro político. Com quase dez mandatos de deputado federal, Sarney Filho, por exemplo, já é ministro pela segunda vez. Foi ministro do Meio Ambiente também no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e é uma das maiores referências no setor ambiental no mundo.

Gastão Vieira também foi ministro (do Turismo, no governo Dilma) além de várias vezes secretário de estado e com vários mandatos de deputado federal. Em 2014, ele foi candidato a senador.

Os dois atuais ocupantes da vaga no Senado têm cacife também consolidado; Lobão foi ministro de Minas e Energia, vice-presidente do Senado e governador do Maranhão. João Alberto, além do Governo do Estado, comandou a Prefeitura de Bacabal, foi vice-governador, deputado federal, secretário de estado e está no segundo mandato de senado.

Dos outros três nomes – que representam o grupo de Flávio Dino na disputa – apenas José Reinaldo Tavares tem lastro político histórico. Ele foi deputado federal, ministro dos Transportes, vice-governador e governador do Maranhão.

Deputados federais, Weverton Rocha (PDT) e Waldir Maranhão (PP) estão em início de carreira política. E trazem como diferencial a ousadia política, de se colocar entre os postulantes ao cargo de senador. E já mobilizam prefeitos no interior para seu projeto.

Cada grupo que entrar na disputa de 2018 com candidato a governador poderá apresentar até dois nomes para a disputa do Senado. E é dentro dessa gama de possibilidades que podem surgir outras possibilidades ao eleitor. Daí é que surgem nomes como o do ex-juiz Márlon Reis (Rede); do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT); do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) e da deputada federal Eliziane Gama (PPS). Todos estes nomes, no entanto, mostram-se ainda incipientes ao eleitor. Sem falar nos chamados partido da ultra-esquerda (PSTU, PCB, PSOL), que devem lançar seus candidatos à disputa. Mesmo sem chance alguma de vitória.

(De O Estado do Maranhão)

sábado, 27 de maio de 2017 às 11:00

Enem 2017: Acontece neste domingo o 2°Aulão Aprova Timon

2°Aulão Aprova Timon acontece neste domingo (28)
Neste domingo (28/05) acontece o segundo aulão do Aprova Timon 2017. O evento será no Centro de Convenções Maranhense, localizado na Rua do Fio, Centro, das 08h às 14h. Consolidado entre os alunos timonenses, o projeto garante oportunidade para que os estudantes se prepararem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. As dicas passadas pelos professores durante uma manhã inteira de aprendizado onde serão abordados todos as matérias do exame  auxiliam na rotina de estudos.

As inscrições podem se feitas na sede da Comuj, localizada próximo à Praça São José, na Rua Saturnino Belo, nº 14, Centro da cidade, como também através do link https://goo.gl/rmXIVX. O estudante também consegue realizar sua inscrição no dia, no próprio local do evento. Para mais informações, os interessados também podem ligar para telefone (86) 98829-4494.

O coordenador da COMUJ, Rafael Gomes, comenta: “Teremos um dia inteiro de aprendizado, pois todas as disciplinas serão abordadas. Para garantir maior comodidade aos nossos candidatos, vamos dispor de todo o material didático, além de lanches e água mineral”.

(Fonte: Secom/PMT)

Timon: Vereador Ramon Júnior denuncia aluguel de R$ 30 mil do Demip

Em discurso na sessão ordinária na Câmara Municipal de Timon da última quarta-feira (24), o vereador e advogado Ramon Jr (PP) denunciou, que o prédio alugado pelo Departamento de Iluminação Pública (Demip), por 30 mil reais pertence ao tio do diretor do órgão Edvar Shalcher, o "Vavá", Marcos Pierre Alves Macedo. 

Ramon Junior disse que não havia necessidade de mudança do órgão, que estava funcionando em um prédio público, para se instalar no imóvel particular e ainda por cima do tio do diretor do Demip.

Ramon Junior disse ainda em seu discurso que inúmeros gastos do governo não são prioridades na gestão, que segundo o próprio prefeito reclama em público das dificuldades financeiras em tocar a máquina, mas por outro lado permite esse tipo de contrato.

sexta-feira, 26 de maio de 2017 às 17:43

Imagem do Dia: Urubus invadem a Ceasa de Timon

Até que houve promessa de uma ampla reforma na Ceasa de Timon, mas, ao que tudo indica não passou disso em quase 5 anos da administração Luciano Leitoa. Não precisa muito esforço para confirmar que a maior feira de abastecimento da cidade está passando por uma falta de atenção da prefeitura de Timon.

Os feirantes e clientes da Ceasa de Timon tem que conviver com sujeira, lama, além de urubus como mostra as imagens.

Dom Pedro: MP pede suspensão de contrato para fornecimento de merenda escolar

Várias irregularidades na licitação foram constatadas pela Promotoria

Em Ação Civil Pública, proposta em 19 de maio, o Ministério Público do Maranhão solicita a suspensão, no prazo de 24 horas, do contrato referente ao fornecimento de merenda escolar ao Município de Dom Pedro, sobretudo de pagamentos à empresa Distribuidora Sêneca Ltda, vencedora do certame. A manifestação foi formulada pela promotora de justiça Ariadne Dantas Meneses.

Na ação, a Promotoria de Justiça da Comarca de Dom Pedro requer também que a Justiça obrigue o Município a realizar, no prazo de cinco dias, pesquisa de preços em, no mínimo, três estabelecimentos comerciais, dos itens necessários à merenda escolar, conforme cardápio elaborado por nutricionista.

Em caso de descumprimento, o MPMA pede à Justiça que determine o pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil, montante a ser destinado ao Fundo Estadual dos Direitos Difusos.

Como pedido final o Ministério Público requer a anulação do contrato firmado entre a Prefeitura de Dom Pedro com a Distribuidora Sêneca Ltda, no valor de R$ 816.769,00, devendo ser devolvidos aos cofres públicos os valores já pagos à referida empresa.

IRREGULARIDADES

Durante a investigação, a Promotoria de Justiça de Dom Pedro constatou que, apesar do alto valor, não havia previsão, no contrato, de fornecimento de carne, frango, frutas e verduras, itens considerados essenciais para a alimentação adequada.

Ao analisar individualmente os preços dos produtos, foi atestado que o valor médio dos alimentos apresentado pela Prefeitura, na pesquisa da licitação, é muito superior à média dos preços encontrada nos supermercados varejistas de Dom Pedro.

“O fato não se justifica, tendo em vista que a ideia da licitação é buscar a proposta mais vantajosa para a administração pública”, afirmou a promotora de justiça, na ação.

Um dos itens, o quilo do feijão tipo 1, consta na planilha de pesquisa pelo valor de R$ 9,80. O preço do contrato foi de R$ 8,50, mas o valor médio no varejo é de R$ 5,50. Segundo a promotora de justiça, está previsto o fornecimento de 5.110 kg de feijão ao Município, o que gera um prejuízo ao erário de R$ 14.563,50.

Outro produto, a lata de sardinha ao molho de tomate, consta na planilha da licitação por R$ 3,46. No contrato, o preço estabelecido foi de R$ 3,23, enquanto no varejo o valor é de R$ 2,53.

“Como se pode perceber, os preços obtidos na pesquisa realizada pela Prefeitura e, principalmente, aqueles contratados, estão muito acima da média do mercado. Os cálculos obtidos por meio do comparativo de preços identificam um superfaturamento dos itens de licitação”, completou Ariadne Dantas Meneses.

Na apuração, o MPMA interrogou o secretário de Educação, Joaquim Airton de Oliveira Júnior, que afirmou não ter tido acesso aos preços dos produtos listados. Porém, a sua assinatura consta no termo de referência dos itens.

LICITAÇÃO

No procedimento licitatório, igualmente foi observado que a data da publicação do edital é a mesma do dia da aprovação do documento, 27 de março de 2017. O parecer jurídico foi assinado no dia 14 de abril, na Sexta-feira Santa. Já a assinatura do contrato se deu no dia 12 de abril, ou seja, antes do parecer jurídico, mas foi juntada ao processo posteriormente. Além disso, somente uma empresa disputou o certame.

Outro problema comprovado foi a entrega pela empresa de mercadorias de marcas diferentes das previstas em seu orçamento e a emissão de nota fiscal sem a identificação da marca, omitindo informação relevante à Receita Federal. “Diante de todos os vícios identificados no processo licitatório não resta outro caminho que não a demanda judicial para que não ocorra, ainda mais, prejuízos aos cofres públicos”, concluiu a promotora de justiça.

(Fonte: CCOM-MPMA)

Socorro Waquim diz que tirar autonomia da UEMA em Timon é um retrocesso

Socorro conclama a todos para protestar contra o fechamento da UEMA em Timon e na região dos Cocais
Blog do Ribinha - A Professora Socorro Waquim  – uma das maiores autoridades defensoras em busca de avanços para a Educação de Timon -, juntou-se às milhares de pessoas, entre elas professores, servidores e alunos dos Centros de Estudos Superiores de Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá e Timon para firmar compromisso contrário à proposta de desmonte do ensino superior público gratuito em prejuízo às milhares pessoas que precisam de uma formação superior financiada pelo governo estadual. A proposta do fim do ensino superior é defendida pelo governador Flávio Dino sob o pretexto de “regionalização” da UEMA criando a Universidade do Leste do Maranhão.

Em discurso na última quarta-feira em sessão plenária da Câmara Municipal de Timon, a vereadora conclamou o prefeito da cidade de Timon Luciano Leitoa - aliado de Flávio Dino -, e todos que defendem a permanência do Cesti Timon com autonomia e recursos financeiros para encapar essa luta de todos.

De acordo com a vereadora, “tirar autonomia desses centros de estudos superiores e deixar essas universidades virada a pó é um retrocesso muito grande. Como pode uma conquista de 10 anos, com 612 alunos em Administração, Pedagogia, Letras, Segurança do Trabalho, Gestão, Cursos de Pós-Graduação e a nossa UEMA perder sua autonomia. Alegando que vai se criar a “Universidade do Leste Maranhense”, relatou a vereadora.

De acordo com Socorro se isso vier a acontecer estamos revivendo os velhos discursos proferidos nesta Casa: “Timon não existe realmente, o Maranhão é de Caxias pra frente. Quando a gente pensa que vai somar, avançar, crescer, ampliar e melhorar, Timon volta ao retrocesso.

A reunião que definiria o fim dos Centros de Estudos Superiores, ocorreria ontem (25), em Caxias à portas fechadas, segundo a vereadora, a Uema, o Cesti de Timon sequer havia sido convidada para participar, mas após manifesto das milhares de pessoas envolvidas no processo tomou nova proporção e seria realizada em novo aspecto com a participação mais ampla.

A vereadora convocou a todos para protestar contra essa “atitude e retrocesso” por parte do governador do Estado. Socorro convocou o prefeito Luciano Leitoa, afirmando que da forma como foi prefeita da cidade e assumiu a defesa da vinda da UEMA em Timon, ela conclamou a união de todos para que a UEMA, que já formou mais de 1 mil e 500 alunos e profissionais para mercado de trabalho não feche as postas na cidade.

Compasso de espera no Maranhão

Três partidos com forte atuação política no Maranhão – PMDB, PSDB e PSB – estão em uma espécie de compasso de espera em relação ao andamento das questões políticas de Brasília. E qualquer que seja seu resultado, a crise federal terá influência direta nas eleições maranhenses de 2018.

O PMDB é o partido do presidente Michel Temer, alvo de pressões por uma renúncia. Se o ato extremo ocorrer, obviamente a legenda ganha nova configuração de cenário para a disputa no estado. Entraria o partido em uma disputa sem o fundamental apoio do governo central?

O PSDB, por sua vez, tem seu principal nome – senador Aécio Neves – envolvido diretamente nas denúncias de corrupção trazidas à tona pela delação dos executivos da JBS. E seu revés acaba por diminuir a importância eleitoral do seu partido. Aos tucanos, resta esperar se um deles possa almejar o poder em uma eventual troca de comando em Brasília.

Das três principais legendas, o PSB foi a única que já tomou posição em relação ao governo Temer. O partido decidiu anunciar-se na oposição. E isso, claro, influencia diretamente no projeto do senador maranhense Roberto Rocha. O socialista tem cargos e acesso a verbas no governo Temer, que também podem cair em caso de queda do atual presidente. E sem espaços em Brasília, torna-se missão difícil competir no Maranhão em 2018.

(Coluna Estado Maior)

quinta-feira, 25 de maio de 2017 às 21:30

Caravana Passeios pela História e Cultura do Maranhão continua no interior do Estado

Projeto literário do escritor Wilson Marques com patrocínio da Cemar começou semana passada e chega a Caxias e Timon na quinta-feira, dia 26 de maio. Até agosto terá percorrido 10 municípios maranhenses.

A largada para a Caravana - Passeios pela História e Cultura do Maranhão aconteceu no último dia 18 de maio nas cidades de Açailândia e Imperatriz e prossegue esta semana em Caxias e Timon. Semana que vem chega a Pinheiro, dia 29, Viana, dia 30, Santa Inês, dia 31, e Pedreiras, 1º de junho. Em agosto visita São José de Ribamar, dia 2, Paço do Lumiar, dia 14, e fechando a programação, chega a São Luís em 23 de agosto.

Em todas as cidades os lançamentos serão feitos em escolas públicas ou espaços culturais. Haverá bate-papo com crianças e adolescentes, distribuição de kits (cada um com seis livros), que reúnem as aventuras do personagem Touché, criado por Wilson Marques, além de apresentação do grupo Xama Teatro com peças inspiradas nos textos dos livros.

As obras contam com ilustrações inéditas de Kirlley Velôso e são inspiradas nas tradições e cultura do Maranhão, tendo como pano de fundo festas populares, lendas e momentos históricos, a exemplo da fundação de São Luís, Revolta de Beckman e Balaiada. A tiragem é de 3 mil caixas personalizadas. A realização é da Casa do Autor Maranhense por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemar.

Dia 26 de maio 

Timon – Projeto Alvorada da Educação –10h (Rua Neuza Assunção, 1031, Parque Alvorada, antiga Rua 8)

Caxias – Sesc – 16h 

(Assessoria)

'Melhor saída para a crise é Lula e FHC numa mesa', defende Flávio Dino

Flávio Dino vê acordo possível entre esquerda e direita se base de Temer aceitar deixar reformas para depois de 2018.                         BBC BRASIL.com
Flavio Dino defende acordo PT-PSDB para mandar "mensagem de busca de recomposição da institucionalidade"
Diante da possibilidade de queda do presidente Michel Temer e da profunda perda de credibilidade do sistema político, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), defende que a melhor solução para a crise é uma saída negociada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, as "duas únicas lideranças nacionais", na sua avaliação.

Ambos já articulariam nos bastidores a sucessão de Temer, mas não há informação de que tenham tido conversas diretas. A forte polarização eleitoral entre PT e PSDB parece um empecilho para um acordo, já que os dois partidos tentam sair dessa crise fortalecidos de alguma forma para a eleição de 2018.

"O único caminho que enxergo para a política é um acordo PT-PSDB, Lula e Fernando Henrique numa mesa. Neste momento de muita precarização da política, uma conversa direta seria um fato altamente positivo, uma mensagem importante de busca de recomposição da institucionalidade", acredita Dino.

Defensor da realização de eleições diretas antecipadas, o governador opina que o cenário mais provável hoje é a queda de Temer, seguida de eleição indireta do novo presidente pelo Congresso.

Se isso ocorrer, Dino sugere que a esquerda participe da eleição indireta, negociando a suspensão das reformas trabalhista e previdenciária até a eleição de 2018, para que as urnas decidam se apoiam essas propostas.

"Só haverá eleição direta havendo mobilização popular nessa direção. A classe social dominante não quer eleição direta agora", afirma.

Confira os principais trechos da entrevista com Dino para BBC Brasil (aqui). 

(Fonte: Portal Terra)